Foram encontrados 75 registros para a palavra: lei maria da penha

Homem é preso em Senhor do Bonfim acusado de cometer violência contra a mulher

Policiais da 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam um homem de 42 anos por ameaçar a ex-companheira de 33 anos. A prisão acontecu na madrugada desta quarta-feira (23), no Bairro Cidade Nova 3, em Senhor do Bonfim. O nome do acusado não foi divulgado. O acusado foi localizado e conduzido para a delegacia de Polícia Civil, sendo autuado em flagrante delito.

Em outra ocorrência os Policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional - CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar apreenderam um simulacro de pistola com um adolescente de 15 anos, na Praça Nova do Congresso, também em Senhor do Bonfim...

Programação extensa comemora aniversário da Lei Maria da Penha em Juazeiro

Uma extensa programação que terá início nesta segunda-feira (07) com a Caravana “Respeita as Mina” abre as comemorações pelo aniversário da Lei Maria da Penha, criada há 11 anos. Palestras, oficinas, atendimento jurídico e médico, além de atividades educativas farão parte das ações. 

A abertura da programação acontece com a Caravana “Respeita as Mina”, que será realizada no IFBA, dia 7, das 8h às 13h. A caravana é um projeto educativo e cultural, realizado pela Secretaria de Políticas para Mulheres do estado (SPM) em parceria com o município, e se integra ao conjunto das políticas públicas que o governo estadual vem realizando para prevenir e coibir a violência contra as mulheres. A ação deve passar por mais 29 cidades baianas buscando o fortalecimento e capacitação da rede de atenção à mulher nesses locais. O objetivo maior é engajar as comunidades no processo de discussão, reflexão e ações de enfrentamento à violência de gênero...

6º BPM REALIZA PRISÃO POR CRIME DA LEI MARIA DA PENHA

Policiais da 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão por violência doméstica, às 19h40 de sábado (25), no Bairro Alto da Maravilha, em Senhor do Bonfim. Um homem de 26 anos ameaçou agredir a companheira de 28, que conseguiu escapar adentrando um estabelecimento comercial. O acusado foi autuado em flagrante na delegacia de Polícia Civil. ..

6º BPM PRISÃO POR CRIME DA LEI MARIA DA PENHA

Na zona rural do Município de Itiúba, nesta segunda-feira (7), às 16 horas, policiais da 5ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão por lesão corporal e violência doméstica praticada contra a mulher. O acusado de agredir a companheira foi apresentado na delegacia de Polícia Civil e autuado em flagrante. ..

6º BPM REALIZA PRISÃO POR CRIME DA LEI MARIA DA PENHA

Em Filadélfia, no Bairro Novo, nesta quarta-feira (19), às 15h50, policiais da 5ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão por crime da Lei Maria da Penha.

Quando a guarnição realizava rondas no local, foi solicitada pela sobrinha de uma senhora de 64 anos que estava sendo agredida por seu companheiro de 50. Os policiais entraram na residência e retiraram uma faca das mãos do acusado.

O casal foi apresentado na delegacia de Polícia Civil, onde o agressor foi autuado em flagrante...

6º BPM REALIZA PRISÃO POR CRIME DA LEI MARIA DA PENHA

Policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam José Moraes Barbosa, 60 anos, por agredir a companheira de 44, no Povoado de Canavieiras, zona rural de Senhor do Bonfim, nesta segunda-feira (19), às 20h30.

O acusado foi conduzido à delegacia de Polícia Civil e autuado em flagrante.

..

OAB realiza evento alusivo aos 10 anos da Lei Maria da Penha  

A Lei Maria da Penha comemorou 10 anos no último neste mês e para fazer um momento de reflexão sobre os avanços nas luta, a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do município está realizando uma serie de atividades desde o último dia 10.

A OAB Subseccional Petrolina faz parte da Rede e, nesta quarta-feira, 17, realiza em sua sede atividades para debater a importância do tema. Para Ingrid Almeida, secretária geral da entidade, o evento tem o objetivo de ampliar o entendimento  sobre  a Lei  Maria da Penha, além de mobilizar a sociedade no combate à violência...

10 anos da Lei Maria da Penha é comemorado em Juazeiro

A Lei Maria da Penha (n.11.340 de 07 de agosto de 2006) completou 10 anos de vigência. Nesse sentido, o município de Juazeiro realiza uma programação até esta sexta-feira (12) com ações educativas visando a intensificação da Lei Maria da penha e a prevenção ao combate à violência contra mulher. As ações acontecerão no Hospital Materno Infantil de Juazeiro e no Centro de Treinamento Jacaré com palestras e roda de conversa sobre a temática.

O evento tem como objetivo promover a autoestima feminina, valorização e o cuidado da saúde mental e física dos participantes, intensificar a importância da Lei Maria da Penha, além de orientar sobre o funcionamento da ronda Maria da Penha em Juazeiro, promover a participação e integração da população em relação a relevância da Lei e promover o social...

ARTIGO: "Lei Maria da Penha, 10 anos de contraponto à violência contra a mulher!", por Olívia Santana

"São 10 anos da Lei nº 11.340/06, mais conhecida como Lei Maria da Penha. Esta é uma conquista de todas as mulheres brasileiras. Diversas organizações feministas em todo o país debateram e pautaram as instituições públicas com a proposta, que se tornou uma das três leis mais avançadas do mundo, ao lado das legislações da Espanha e do Chile.

O combate à violência doméstica e intrafamiliar que vitima as mulheres vem se dando com o apoio desse importante instrumento legal que tipifica as formas de agressão, prevê punição, proíbe penas pecuniárias e as antigas e  ultrajantes  cestas básicas que agressores pagavam a partir de acordos nos juizados especiais; impede também que a vítima volte atrás e retire a denúncia - salvo diante do juiz. Além desses avanços, destaca-se que, caso a mulher agredida  seja portadora de deficiência, a pena ao agressor aumenta em um terço.

A Lei é precisa, e não deveria sofrer modificações. Mas, diante de um grande feito, não raro, aparecem os mestres de obras prontas querendo colocar suas digitais. Há hoje, no plenário do Senado, um Projeto de Lei Complementar - PLC nº 07/2016 - que retira do Poder Judiciário a competência de expedir medidas protetivas de urgência, passando tal prerrogativa para os delegados de polícia, sob o argumento de que há morosidade no Judiciário. É indiscutível que é preciso dar mais celeridade ao cumprimento da Lei Maria da Penha, garantindo maior efetividade na promoção da justiça. Entretanto, transferir competências constitucionais do Judiciário para as delegacias, apenas irá torná-las ainda mais assoberbadas, dificultando o cumprimento de suas funções policiais. Assim, temos que garantir que o Senado não promova distorções e respeite e preserve a Lei Maria da Penha...

Dez anos da Lei Maria da Penha: "mais que comemorar, precisamos de um ato de reflexão", afirma vice-presidente da OAB/Bahia

Nesse domingo, 7 de agosto, a Lei Maria da Penha (11.340/2006) completou mais um ano, totalizando dez anos de promulgação. Mesmo após uma década de vigência da medida que pune os agressores, o número de violência contra a mulher continua chamando atenção. Isso porque apenas nos primeiros meses de 2016, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) contabilizou quase dez mil registros de ocorrências.  

O programa da Justiça Eleitoral baiana, "TRE-BA Democracia", foi até a seccional Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) conversar com a vice-presidente do órgão, Ana Patrícia Dantas Leão. Na entrevista, a advogada propõe que o dia 7 de agosto não sirva apenas para comemoração, mas para um ato de reflexão de condutas. Ela também chama atenção para os desafios que precisam ser enfrentados daqui pra frente, considerando que a violência familiar não acontece só por desentendimentos, mas também pela reprodução histórica de atitudes machistas que tratam a mulher com desigualdade, inferioridade, desvalorizando-a.  ..

Dez anos da Lei Maria da Penha: Bahia está preparada para atendimento às mulheres

A sede da Ronda Maria da Penha, no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Periperi, em Salvador, tem o toque feminino. Plantas marcam a entrada e a cor lilás compõe a logomarca da Companhia de Polícia Militar especializada na proteção à mulher. Mas a delicadeza não esconde o propósito da Ronda. Desde a fundação, há um ano e meio, até agora, 357 vítimas de violência doméstica foram atendidas na unidade, que possui 26 policiais preparados para receber este público.

Segundo a subcomandante da Ronda, capitã Paulo Queirós, a capacitação da equipe é fundamental para o desenvolvimento do trabalho. "Os policiais que atuam no enfrentamento à violência doméstica passam por uma capacitação, até para revisitar a história de formação cultural do nosso povo e compreender um pouco melhor as raízes dessa violência. O policial passa a entender tudo aquilo que a mulher vivencia, para não promover a vitimização ainda maior dessas mulheres, que já sofreram tanto". Também no Disep fica a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), a segunda existente em Salvador. Para a delegada da unidade, Vânia Nunes, mesmo com os 10 anos da Lei Maria da Penha, completados nesta segunda-feira (8), uma das dificuldades a serem vencidas é o receio da mulher de fazer a denúncia ou de levá-la adiante...

ARTIGO - 10 ANOS DE LEI MARIA DA PENHA

Nesses 10 anos de lei Maria da Penha, nós nos sentimos na obrigação de  fazer os seguintes questionamentos: O que mudou? A violência contra a mulher diminuiu ou aumentou? O número de feminicídios reduziu, continua o mesmo ou aumentou?

Esses questionamentos são necessários para que possamos perceber a fragilidade da lei e a sua necessidade de aperfeiçoamento, pois, segundo o Mapa da Violência Contra a Mulher, a cada cinco minutos uma Mulher é agredida e a cada hora e meia uma Mulher é morta no Brasil, vítima de machismo. Os números são alarmantes e a situação do Brasil é preocupante, pois, segundo o Mapa, se encontra entre os cinco países de maior índice de crimes praticados contra a Mulher e a Bahia, segundo o IPEA, para nossa tristeza, está em segundo lugar, ficando atrás do ES, em crimes contra a Mulher...

Petrolina comemora 10 anos da Lei Maria da Penha

A prefeitura de Petrolina através da secretaria de Cidadania e Executiva da Mulher,  em conjunto com a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Petrolina, celebra os 10 anos de sanção da Lei Maria da Penha com uma ampla programação de  10  a  22 Agosto/2016.

Para os coordenadores do evento existem dois os objetivos que precisam ser alcançados: O primeiro será expandir o entendimento sobre a Lei Maria da Penha e  o segundo é fazer claro a importância dos Entes Federados, como instrumentos de política de  prevenção a violência contra as mulheres, nos  10 anos de Lei Maria da Penha...

6º BPM REALIZA PRISÃO POR CRIME DA LEI MARIA DA PENHA

Policiais da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam Sérgio dos Santos Justino, 44 anos, por agredir e ameaçar de morte a companheira de 48, no Bairro Cidade Nova, em Senhor do Bonfim, neste sábado (12), às 18 horas.

O acusado foi apresentado na delegacia de Polícia Civil e autuado em flagrante.

 ..

6º BPM REALIZA PRISÃO POR CRIME DA LEI MARIA DA PENHA

Em Ponto Novo, na madrugada desta terça-feira (1º), às 3h30, policiais da 5ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam Romilton Alexandre da Silva, 25 anos, por crime previsto na Lei Maria da Penha.

O acusado adentrou a residência da vítima, arrombando a porta e tentou agredi-la. O mesmo foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Senhor do Bonfim.

 ..